terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Início do Ano Letivo 2009

E mais um ano de trabalho começou, na verdade já comecei segunda no Alcyr outra escola que não é onde fica a sede do meu cargo. De lá o que tenho para dizer é que gostei muito das duas salas que peguei, além do que as aulas fluiram muito bem e consegui passar muita coisa legal, principalmente no primeiro dia, que acabei falando até de filosofia do amor, noção de apego entre outras coisas mais físicas.

No Nely comecei hoje, na Terça. É, as salas a noite estão mega cheias, e tanta gente deixa a sala meio abafada e sempre uma ou outra conversinha de fundo... bem até aí normal. O bom foi rever muitos alunos e alunas que eu gosto bastante, outros bem divertidos e que estava com saudade.

Quanto a aula em si... ela até que correu bem nas duas primeiras salas que eu fui, consegui adiantar muita coisa e explicar alguns pontos. Como recebido na orientação do planejamento as aulas giraram em torno do modelo científico e com uma atividade que é interessante onde os alunos têm que desvendar, utilizando a razão e os efeitos que percebem pelo exterior, o interior da caixa preta. Eu confeccionei duas dela, de dois tipos diferentes, mas depois vou falar da atividade, agora voltando para as salas.

Nos dois segundos noturnos que fui, como já conheço bem muitos rostos amigos e amigas me senti bem e a vontade pra aula, principalmente no primeiro que fui, no outro acho que um excesso de vontade de conversar e agradar da parte de um ou outro aluno com relação a mim pode ter deixado o clima pouco propício para a aula, além do que notei um certo exagero por parte de um e outro, esquecendo o que é uma sala de aula e o objetivo de estarem ali... bem, é tolerável, mas para a minha primeira aula com eles, não sei, esperava maior distanciamento, respeito e educação.

Principalmente da última sala que fui... não curti muito o modo mal educado e desrespeitoso do Guilherme e do Pedro, sempre com as mesmas gracinhas, querendo chamar a atenção pelo que não é, ao invés de atrair a atenção pelo que é... fora eles e mais alguns eu ainda não conhecia a sala, não tinham sido meus alunos ano passado. Por ser primeiro dia e primeira aula comigo, consegui boa parte da atenção de quem já notei parecem ser os mais interessados em aprender e entender o que é Física ou o que eu estava falando por lá, mas já percebi que alguns são bem desinteressados de aprender colocando outras coisas como prioridade.
No meio da aula tive um desentendimento com uma aluna que não conhecia, não por seu desinteresse, porque ela realmente me pareceu interessada e participativa, o que é uma pena pois sei que esse tipo de desentendimento inicial pode prejudicar nossa relação nas próximas semanas ao menos, mas por sua falta de educação ao responder para mim e desrespeito com relação a minhas instruções, tomando minhas palavras como mera sugestão e ignorando-as quando na realidade tratava-se de uma ordem bem clara, e logo em seguida quando pedi que saísse da sala para conversar a respeito e tentar desfazer um possível mal entendido ela se mostrou bastante grossa com a inspetora e tentando se impor como autoridade, algo que na verdade ela não possui numa sala de aula, visto que é a aluna. Seu nome é Andrea, e espero que até o fim do ano nossa relação esteja melhor e que sua forma de tratar os professores tenha melhorado um pouco, mas imagino agora com mais calma que parte disso seja também devido a algum mecanismo de defesa por não me conhecer, é como dizem, "a melhor defesa é o ataque" o que tem algum mérito, apesar de discordar.

Voltando a falar de coisas boas e legais, meus amores queridos que estava com muita saudade.

Tirei algumas fotos deles durante a atividade, e algumas após a pedido inclusive e postei algumas acima, aqui tem outras:

Essa eu tirei da Laura (Com a caixa preta da atividade) e um pedaço da Dina ao lado, enquanto elas sentiam e ouviam o que poderia ter dentro da caixa preta. Na foto do lado a direita temos a
Karla escondendo o rosto com o cabelo. E lá em cima tem a Daiara e a Márcia lindas de preto, também a Natália que é da outra classe
, e uma foto a distância da Ana Paula com a caixa na mão onde também aparecem a Dina e muitos alunos escondendo o rosto com
a blusa e o caderno hahaha.
Claro que tenho que dizer um muito obrigado a todas as lindas alunas que emprestaram seus rostos para embelezar meu blog, valeu meninas, um grande beijo para todas vocês. E até a aula que vem... amanhã!

3 comentários:

  1. seu blog tá me ajudando pra caramba...estava um pouco perdida pois nunca dei aula de física e é admiravel que existam pessoas como vc, pois a maioria do pessoal da educação se acham e nunca ajudam os mais novos.estou com dificuldade de elaborar o plano de ensino se vc tiver algum modelo coloque no blog...estou divulgando para todos que conheço e que gostam de fisica...parabens pela pessoa incrivel que vc é.

    ResponderExcluir
  2. vc foi incrível e me ajudou mtu, pedi ajuda a muitos amigos da minha disciplina e nada, daí encontrei vc.OBRIGADO.PARABÉNS.Belo trabalho!vc vai dar sequencia ao seu trabalho ?

    ResponderExcluir
  3. parabéns
    eu tinha muitas dificuldades mais agora....
    estou tirando muitas duvidas e aprendendo muito meus parabéns
    vc faz a diferença!!!!

    ResponderExcluir