Competências e Habilidades - Física

Primeiro Ano do Ensino Médio - Física

Tema 1 - Movimentos, variações e conservações.


Habilidade 01 - Observar - Identificar diferentes formas e linguagens para representar movimentos, como: trajetórias, gráficos, tabelas, funções e linguagem discursiva.
Habilidade 02 - Realizar - Classificar movimentos segundo características comuns, como trajetórias e variações de velocidade.
Habilidade 03 - Compreender - Relacionar e calcular grandezas que caracterizam movimentos.
Habilidade 04 - Observar - Reconhecer causas da variação de movimentos associadas a forças e ao tempo de duração das interações.
Habilidade 05 - Compreender - Prever e avaliar situações cotidianas que envolvam movimentos, utilizando a conservação da quantidade de movimento.
Habilidade 06 - Compreender - Prever e avaliar situações cotidianas que envolvam movimentos, utilizando as leis de Newton.
Habilidade 07 - Observar - Identificar fontes e transformações de energia em movimentos, em diferentes equipamentos e máquinas, em atividades físicas e esportivas.
Habilidade 08 - Realizar - Calcular o trabalho mecânico de forças de diferentes naturezas, em exemplos de situações reais.
Habilidade 09 - Compreender - Utilizar a conservação da energia mecânica para analisar e determinar parâmetros de movimentos.

Tema 2 - Universo, Terra e vida.


Habilidade extra - Observar - Identificar e reconhecer os diferentes elementos que compõe o Sistema Solar e o Universo.
Habilidade 10 - Realizar - Estimar e comparar características e dimensões espaciais de corpos celestes (tamanhos e distâncias).
Habilidade 11 - Compreender - Relacionar variáveis relevantes nas interações gravitacionais entre objetos na superfície da Terra ou entre astros no Universo.
Habilidade 12 - Realizar - Associar a natureza cíclica de movimentos da Terra, Sol e Lua a fenômenos naturais, ao calendário e influências na vida humana.

Segundo Ano do Ensino Médio - Física

Tema 3 - Calor, ambiente e usos de energia.
Habilidade 13 - Observar - Identificar fenômenos, fontes e sistemas que envolvem trocas de calor em processos naturais ou tecnológicos.
Habilidade 14 - Realizar - Comparar e avaliar procedimentos de medida e controle da temperatura.
Habilidade 15 - Observar - Identificar propriedades térmicas dos materiais ou processos de trocas de calor que justificam a escolha apropriada de objetos e utensílios com diferentes finalidades.
Habilidade 16 - Realizar - Estimar trocas de calor envolvidas em fenômenos naturais ou em processos tecnológicos.
Habilidade 17 - Realizar - Associar fenômenos atmosféricos ou climáticos a processos de troca de calor e propriedades térmicas de materiais.
Habilidade 18 - Compreender - Avaliar hipóteses e argumentos a cerca do aquecimento globarl e suas consequências ambientais e sociais.
Habilidade 19 - Observar - Identificar fontes e transformações de energia em diferentes processos de sua geração e uso social.
Habilidade 20 - Compreender - Aplicar o princípio de conservação da energia nas trocas de calor com mudanças de estado físico, nas máquinas mecânicas e a vapor.
Habilidade 21 - Observar - Reconhecer representações adequadas dos ciclos de funcionamento de diferentes máquinas térmicas.
Habilidade 22 - Realizar - Avaliar e comparar a potência e o rendimento de máquinas térmicas a partir de dados reais.
Habilidade 23 - Compreender - Compreender os princípios fundamentais de termodinâmica que norteiam a construção e o funcionamento das máquinas térmicas.


Tema 4 - Som, imagem e comunicação.
Habilidade 24 - Observar - Identificar e discriminar características físicas de ondas sonoras.
Habilidade 25 - Compreender - Avaliar argumentos sobre problemas decorrentes da poluição sonora para a saúde humana e possíveis formas de controlá-la.
Habilidade 26 - Observar - Descrever, por meio de linguagem discursiva ou gráfica, fenômenos e equipamentos que envolvem a propagação da luz e formação de imagens.
Habilidade 27 - Realizar - Comparar diferentes instrumentos e sistemas utilizados para melhorar ou ampliar a visão, como óculos, lupas, microscópios, telescópios e projetores.
Habilidade 28 - Realizar - Associar a cor de um objeto a formas de interação da luz com a matéria.
Habilidade 29 - Observar - Identificar os principais meios de produção, propagação e detecção de ondas eletromagnéticas no cotidiano.
Habilidade 30 - Compreender - Associar o funcionamento de equipamentos de telecomunicação a características do espectro eletromagnético.

Terceiro Ano do Ensino Médio - Física

Tema 5 - Equipamentos elétricos.
Habilidade 31 - Observar - Identificar elementos e grandezas elétricas presentes em contas de luz, embalagens chapinhas ou impressos de fabricação de aparelhos e equipamentos.


Tema 6 - Matéria e radiação.
Habilidade 42 - Observar - Identificar e classificar, segundo características e propriedades físicas, diferentes materiais presentes no cotidiano.
Habilidade 43 - Compreender - Confrontar diferentes modelos atômicos e/ou concepções de constituição da matéria ao longo da história, analisando seus limites e desdobramentos.
Habilidade 44 - Compreender - Reconhecer e avaliar o uso da luz laser em tecnologias contemporâneas.
Habilidade 45 - Observar- Reconhecer transformações nucleares que dão origem a radioatividade.