sexta-feira, 6 de março de 2009

Aula - Refletindo sobre a eletricidade

Situação de Aprendizagem 1 do terceiro ano do Ensino Médio na disciplina de Física, atividades complementares do Caderno do Aluno.

Refletindo sobre a eletricidade

1-) Você já imaginou o mundo atual sem a eletricidade?
(Aqui você deve refletir sobre o mundo atual, e todas as coisas e atividades que utilizam a energia elétrica de alguma maneira e imaginar como seria sem elas)

Não seria impossível, mas um retorno ao passado, a épocas mais remotas onde a eletricidade não era utilizada pelo homem. A comunicação seria mais escassa, demorada e grandes distâncias iriam separar pessoas e criar barreiras para relacionamentos e acordos. Muito conforto, lazer e facilidades no trabalho dos nossos dias voltariam a ser como antigamente, exemplo, ler ao invés de assistir a televisão ou ouvir música, dormir cedo ao escurecer e conviver com o cheiro de velas, lenha e lamparina queimando. Passar roupa com ferro a brasa, preparar a comida no forno a lenha, ao invés de comprar gás ir pegar lenha para o fogão. Transporte feito com energia braçal, tração animal, eólica ou a vapor. Etc.

2-) Como seria o seu dia-a-dia sem eletricidade?
(Pensar nas atividades que você realiza, porque precisa, gosta ou deve, e como elas seriam sem eletricidade. Se seriam possíveis, prejudicadas ou incompletas).

3-) O que diferencia um aparelho do outro?
Um aparelho elétrico é diferenciado do outro pelas suas características próprias, funções e aplicabilidade. Suas especificações com relação a tensão elétrica, corrente, modo correto de uso também os diferenciam, além das transformações energéticas envolvidas em seu funcionamento.

4-) Cite três objetos que você acredita não utilizam eletricidade. Explique o porquê.
Objetos que não utilizam a eletricidade de maneira direta podemos citar muitos: peteca, pente, roupas, meias, faca (cortar), vassoura, etc. Se considerarmos objetos que não utilizem a eletricidade nem de maneira indireta, ou seja, para sua fabricação poderemos citar: tijolo, potes e vasos de argila e barro, cadeira ou banco de palha, objetos artesanais manuais como brincos, colares e pulseiras de sementes, pipa, etc.

5-) Os equipamentos elétricos podem ser classificados em grupos (segundo a atividade desenvolvida em sala de aula). A qual grupo você acredita que pertençam os equipamentos a seguir?

a) cafeteira elétrica: Aparelhos Resistivos
b) rádio: Aparelhos de Comunicação e Informação
c) bateria de celular: Geradores Elétricos
d) aspirador de pó: Aparelhos Motores

Eletricidade no corpo humano: impulsos elétricos do olho para o cérebro.

Identifique outros sentidos, além da visão, que produzem impulsos elétricos no corpo humano.

Praticamente todos os outros sentidos produzem e transmitem impulsos elétricos no corpo humano em seu sistema nervoso. Audição e sistema vestibular (equilíbrio), paladar, olfato, tato (mecanoreceptores, termoreceptores e terminações nervosas livres, ou seja, pressão, entrada e saída de calor e dor), e a propriocepção (sentido que diz ao nosso corpo que ele está no local que está).

Você Aprendeu?

1-) Escreva uma frase que defina a vida moderna em relação à eletricidade.
(Use a criatividade para relacionar em uma frase a vida moderna e a eletricidade. Como uma depende da outra, como se relacionam, uma idéia é utilizar-se de metáforas criativas comparando a função da eletricidade na vida moderna a função de alguma coisa em um sistema maior).

2-) A partir do que foi estudado, destaque os elementos que caracterizam os equipamentos classificados nos seguintes grupos:

a) resistivos: A resistência é o que os caracteriza, e principalmente a transformação energética de energia elétrica em energia térmica.
b) motores: O motor elétrico é o principal componente destes aparelhos, e ele está ligado a transformação de energia elétrica em energia mecânica (movimento).
c) comunicadores: Geralmente compostos de componentes como semi-condutores, transistores, capacitores e circuitos de micro-eletrônica. Estão ligados a produção, recepção, ou armazenamento de informação através do uso do magnetismo ou de ondas eletromagnéticas.
d) fontes: São geradores de energia elétrica, transformando qualquer outra forma de energia (química, mecânica, térmica, solar) em energia elétrica.

3-) O simples fato de sentir o cheiro de algo ou o gosto de um alimento está ligado à eletricidade. A partir dessa informação, reflita sobre a necessidade da eletricidade para realização de funções vitais ao ser humano, como, por exemplo, respirar. Escreva em seu caderno um pequeno texto expondo suas ideias a esse respeito.
(Esse exercício eu não achei muito necessário que fosse realizado. Mas para aqueles que quiserem aqui vai algumas dicas:
É para escrever um texto expondo suas idéias a esse respeito, o que você pensa sobre isso, ou se nunca pensou nada a respeito, agora, depois que foi falado na aula sobre a importância da eletricidade no corpo humano e para os sentidos, o que você pode concluir e refletir sobre sua necessidade e evidência nas funções vitais do ser humano.
Lembre-se de que o cérebro é um órgão que funciona a base de impulsos elétricos, e é através destes que ele se comunica em suas diferentes partes e com o resto do corpo, é também através deles que obtém informação dos sentidos do corpo e do que está ocorrendo em todo o corpo, o controla, constrói, restaura, protege, etc. Lembre-se também de que o corpo é formado essencialmente de água, e isso não é apenas uma informação interessante, é no meio líquido que as cargas elétricas do corpo são transportadas através dos íons, pelo sistema nervoso, pelas células e pelo cérebro.
Está aí a importância da reposição dos eletrólitos pelos atletas durante os exercícios, e também do soro caseiro água (meio de transporte e nutrição) + sal (íons para as cargas elétricas) + açúcar (glicose, energia para as células manterem sua vida e poderem fazer a bomba de sódio e potássio ligada a pressão sanguínea e também a eletricidade do corpo). Se quiser incrementar seu texto pode procurar informações de biofísica e biologia sobre o funcionamento destas funções e situações do ponto de vista de outra ciência.
Mas o importante é não se delongar demais, pois é apenas um pequeno texto expondo suas idéias sobre o assunto, não é uma dissertação, mas apenas uma constatação do que você pensa a esse respeito. Abaixo um exemplo entre milhares de como poderia ficar esse texto:)

A eletricidade não está apenas presente na obtenção de informações externas pelo corpo, através dos sentidos, e na percepção do mundo. Mesmo para respirar, sobreviver ou realizar funções básicas como digestão dos alimentos, excreção das substâncias desnecessárias pela urina e suor, regulação da fome e sede, da absorção dos nutrientes e da temperatura interna do corpo, movimentação dos músculos dos membros, sensações de prazer ou dor, ou ainda na produção de hormônios e ferômonios está envolvido o comando do cérebro. E este comando é coordenado e feito através de impulsos elétricos. Logo podemos dizer que somos uma máquina bio-elétrica que possui também sua bateria que sempre precisa estar sendo recarregada. A eletricidade está então presente em muito mais coisas da nossa vida do que podemos supor, a força elétrica ao que parece regula e favorece a vida.

PARA SABER MAIS

Escolha um aparelho elétrico e descreva as modificações tecnológicas pelas quais ele passou nos últimos anos.

(Qualquer aparelho elétrico serve aqui. A importância deste exercício é refletir sobre os avanços tecnológicos e perceber como a ciência muda e modifica os aparelhos adequando-os as nossas necessidades e tornando seu uso mais confortável, vou dar dois exemplos, mas existem dezenas de aparelhos que poderiam ser descritos aqui)

Ferro de Passar Roupa: Antigamente eram pesados e faziam muita sujeira além de perigosos, eram a brasa, que era colocada em seu interior. Hoje em dia são elétricos, com regulagem automática da temperatura para cada tipo de tecido, com adição de água e vapor para melhorar e desamarrotar melhor a roupa. Os mais modernos evitam até que se queime a roupa desligando automaticamente quando esquecidos no mesmo local por muito tempo.

Celulares: Os primeiros celulares eram verdadeiros tijolos, de tão grandes e pesados, facilmente paravam de pegar e bastava entrar em alguma cobertura para o sinal ficar mais fraco. E tinham apenas uma única função, discar para alguém e receber chamadas como um telefone. Os mais modernos desse tempo tinham agenda e gravavam atalhos para discagem rápida. Hoje além disto eles tiram foto, armazenam dados, possuem jogos, músicas, vídeos, acessam a internet, mandam mensagem, transmitem informações para outros aparelhos de armazenagem, gravam som, são bem finos e leves, com visor colorido e de alta definição, pegam estações de rádio e emissoras de TV além de terem maior durabilidade de suas baterias.

Lição de Casa

A lição de casa deve ser feita procedendo-se do mesmo modo como nas primeiras aulas, listando os aparelhos elétricos de sua casa e refletindo para classificá-los entre aparelhos resistivos, motores, geradores ou utilizados para comunicação e informação.

55 comentários:

  1. socoroo me ajuda a fazer esse /. 3-) O simples fato de sentir o cheiro de algo ou o gosto de um alimento está ligado à eletricidade. A partir dessa informação, reflita sobre a necessidade da eletricidade para realização de funções vitais ao ser humano, como, por exemplo, respirar. Escreva em seu caderno um pequeno texto expondo suas ideias a esse respeito.

    eu n entendii

    ResponderExcluir
  2. Então, Sr, Anônimo, para meus alunos eu não exigi nem pedi que fizessem esse exercício porque achei pouco necessário, aproveitei eu mesmo pra falar a respeito de como funciona com os íons os portadores de carga no corpo humano. Mas já que pediu, já dei umas dicas e fiz um exemplo de um texto pequeno expondo algumas idéias... agora é com você XD

    ResponderExcluir
  3. o cleber se tah mito feio na foto do perfil hauhauhauah troca!!!

    ResponderExcluir
  4. puts.. não sei uma frase que defina a vida moderna em relação a eletrecidade...
    me ajuda!!

    ResponderExcluir
  5. Então Gabi, tem que exercitar a criatividade, eu vou falar algumas, mas o ideal seria que você mesma encontrasse uma dentro das coisas que você sabe.
    Frases:
    A eletricidade é o sangue da vida moderna.
    A vida moderna se construiu e consolidou graças ao domínio da eletricidade pelo homem.
    E a noite fez-se dia a partir do momento em que o homem dominou o uso da eletricidade.
    No princípio o homem tinha tempo e muito trabalho para preparar tudo até a hora de descansar ao anoitecer, hoje a eletricidade faz tudo para que o homem tenha tempo, mas também retirou o descanso que havia ao anoitecer.
    A eletricidade está para a vida moderna assim como o sexo está para o casamento... é possível que um exista sem o outro mas não é a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  6. pq vc naum respondeu pra mim?
    hauhauhauhauhauas

    muda a foto
    tah parecendo um trabalhador rural!hauauhauhauahahuahuaahuhuahuhua


    obs:te amo mais q jesus hauhauhaaha

    ResponderExcluir
  7. O brigada foi de muita ajuda
    Ainda bem que tem vc aqui prta me ajudar continue assim
    Sou um aaluna esforçada mais tem pergunta que nao tem sentido


    Muito obrigada
    Grazieli Barbosa Bergamini Sp,itaquaquecetuba

    ResponderExcluir
  8. obrigada vc me ajudou muuuuuuuuuuitooooooooooo

    ResponderExcluir
  9. Oiiee .. aii valeu mesmo, essas dicas ai me ajudaram bastante. Vocês estão de PARABÉNS ;)

    ResponderExcluir
  10. OI, será q vc poderia citar cinco exemplos do uso da eletricidade no dia-a-dia, além dos equipamentos elétricos?

    ResponderExcluir
  11. oi... será que dá pra tu falar sobre força estática e força e força de atrito?

    ResponderExcluir
  12. essas informações são de muita valia, que possam extender mais diversos assuntos relacionados a fisica.

    Parabens!!!

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber professor, se existe site da disciplina de lingua portuguesa, se tiver me passe o site por favor, porque o seu está ótimo tirando todas as minhas dúvidas .Obri-
    gado.

    ResponderExcluir
  14. Professor gostaria de saber quais outros sentidos produzem impulsos eletricos

    ResponderExcluir
  15. (VIM ENXE O SACO)"o professor" queria que vc estabelecesse uma relação com platão e a idade média para nós jogarmos RPG...
    hehehe


    bjus:*

    ResponderExcluir
  16. cara amei era todu q eu queria

    ResponderExcluir
  17. ♥ÌÖCi▓¹▓▓◄◄◄│◄÷N◄»█ÊR═cõ↑i¬Üî6ÒÞ§┬I▓* §5!♥±┤øao

    ResponderExcluir
  18. NOSSA MUITO OBRIGAD OERA TUDO O QUE EU QUERIA MARAVILHOSO

    ResponderExcluir
  19. Nossa ..valeeeeeeu mesmo. Esse site me ajudou muito em um trabalho de física. Pude aprender mais sobre aparelhos elétricos..Parabéns mesmo (y)

    ResponderExcluir
  20. adoroooooooooooo! ti expli melhor do que minha professora

    ResponderExcluir
  21. mto obrigada...isso me ajdou mto....
    minah professora jogou td em cima da gente e naum explicou nada..nem sabia por onde ia..ushauhasu..

    foi mto útil...
    obrigada!

    ResponderExcluir
  22. bao aprendii nao . nois soh copioo mesmo . agradecidoo pelas informações salvo a cola da prova ^^

    ResponderExcluir
  23. Nooooosssa ADOOOREIII isso me ajudou bastante na apostila HAISHIAHUSIA. Podia existir professores de todas disciplinas assim :x

    ResponderExcluir
  24. MeoO valew.

    Me ajudou muuuito. Obrigado.

    ResponderExcluir
  25. Gostei das ajudas de todos e alguns ...
    Obrigado me ajudou muito !

    ResponderExcluir
  26. BORA JOGA RPG Cheiza Izzie

    HEHEHE

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. acheiii só uma resposta !!!
    ;(

    ResponderExcluir
  29. adorei as informaçes vou utiliza - las com muia sabedoriaa valeww

    ResponderExcluir
  30. MUITO OBRIGADO PELAS INFORMAÇÕES NO SEU BLOG PERCEBO QUE É UM PROF° NOTA 10

    ResponderExcluir
  31. oiie muito legal seu blog...
    espero q continue postando,pois nos ajuda muito mesmo a esclarecer algumas duvidas!!

    ResponderExcluir
  32. Nossa amei explicou mil vezes melhor que minha professora.. Valeu ^^

    ResponderExcluir
  33. mas naum terminou o resto..kk
    mas ajudou bastante

    ResponderExcluir
  34. brigadinhaaa..me ajudou bastante, entendi mais do que na aula da professora..kkkkk

    bejinhooos

    ResponderExcluir
  35. gente me ajuda responder essa pergunta
    Qual a importancia pra vc dos equipamentos eletricos na atualidade,a 5 anos atras e a 10 anos atras

    ResponderExcluir
  36. '' ACHEI UM MÁXIMO SUA EXPLICAÇÃO, BEM COMPLEXA PARA UM BOM ENTENDEDOR.
    ABRAÇOS, OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  37. Ai a explicação me ajudou muito! OBRIGADO E PARABENS! MARINA PIMENTEL

    ResponderExcluir
  38. PUTS CURTI PAKAS VC MIM AJUDO BASTANTE

    VALEW MSM

    BRIGADUH !!!

    ResponderExcluir
  39. Gostei deste saite porque mi deu que eu queria continua assim

    ResponderExcluir
  40. este trabolho me ajudou muito na minha pesquiza obrigado

    ResponderExcluir
  41. muiito legal,me ajudou muito nas minhas atividades..você é 10 professor bigode..bjos

    ResponderExcluir
  42. Uauuuuuu muitoo bomm Parabens!!
    Muitoo legall...me ajudouu bastantee...

    ResponderExcluir
  43. Nossa me ajudou bastante...
    Muito obrigada
    Beijos até a proxima vez!

    ResponderExcluir
  44. ADOREIIII...Tudo o que eu precisava!



    Obrigadaa!

    ResponderExcluir
  45. Me ajude na liçao de casa estou meio encabulado.

    ResponderExcluir
  46. Ótima ajuda, gostei mesmo, vlw do bigode :D !

    ResponderExcluir
  47. adorei a aula
    muito obrigada
    continue assim
    valeu!!!!!!

    ResponderExcluir
  48. Achei muito bom, mas queria saber a eletricidade a respeito dos animais...

    ResponderExcluir
  49. minha professora passou um trabalho de escola e tava escrito cite tudo o que esta na sala de aula relacionado com a eletricidade? mas eu estou desesperada pq são tantas coisas e eu não sei tudo oque são por favor me ajudee

    ResponderExcluir