segunda-feira, 2 de março de 2009

Aula - Cadê o Calor?

Situação de Aprendizagem 1 da disciplina de física para a segunda série do Ensino Médio.

Problematizando e Classificando: Cadê o Calor?

Competências e Habilidades: identificar fenômenos, substâncias e materiais envolvidos em processos térmicos; relacionar características térmicas dos materiais com seus diferentes usos diários; perceber a participação do calor nos processos naturais ou tecnológicos; elaborar comunicação escrita ou oral utilizando linguagem científica adequada.

Roteiro 1

1-) Liste pelo menos 20 termos, processos ou situações que tenham alguma relação com calor ou com temperatura.
Fogo, água, gasolina, álcool, blusa de lã, cobertor, gelo, gás freon, evaporação, condensação, fusão, explosão, dinamite, exercícios físicos, forno, fermentação, café, queimadura, gangrena, febre, termômetro, etc.

2-) Quais características dos elementos que você listou os associam a processos térmicos? Por exemplo, nossas mãos se esquentam quando as esfregamos, ou nossa pele molhada com álcool se resfria se a sopramos.
O fogo aquece pela queima de combustíveis.
A água pode ser utilizada como sistema de refrigeração retirando o calor dos corpos.
A gasolina produz calor através de sua queima e explosão.
O álcool esquenta o corpo quando o tomamos.
A blusa de lã isola o corpo dificultando a troca de calor. O cobertor também.
O gelo resfria roubando calor dos objetos nos quais está em contato.
O gás freon retira calor de dentro da geladeira para realizar sua expansão e o devolve ao ambiente no condensador atrás da geladeira sob alta pressão.
A evaporação é um processo natural da passagem do estado líquido ao gasoso ou vapor no qual há consumo/ganho de calor, e a condensação é um processo do estado gasoso ao líquido no qual há perda de calor. Na fusão o sólido passa para o líquido retirando calor do ambiente.
A explosão é uma grande expansão de pressão e temperatura que ocorre em um pequeno tempo.
A dinamite serve para provocar explosões.
Os exercícios físicos geram calor pelo atrito e movimento dos músculos o que provoca um aumento da quantidade de calor no corpo.
O forno aquece os alimentos funcionando como uma estufa, fazendo o calor circular homogeneamente por dentro dele.
A fermentação é um processo químico/biológico que gera calor e gás carbônico.
O café para ser feito utiliza o calor da água para aumentar sua solubilidade na mesma.
A queimadura ocorre quando uma fonte de calor transforma a água do nosso corpo em vapor, a gangrena ocorre quando os líquidos do nosso corpo passam para o estado sólido, e a febre é um mecanismo de defesa do corpo humano utilizado para matar as bactérias, germes e vírus que não resistem a altas temperaturas.
O termômetro é um aparelho utilizado para medir a temperatura através da comparação com um agente controlado que dilata ao receber calor.

3-) Identifique sistemas naturais e criados pelo homem nos quais exista alguma relação com calor e temperatura.
Sistemas naturais: Formação das chuvas, formação dos ventos, neve e granizo, neblina, erupção vulcânica, efeito estufa, el niño e la ninã, aquecimento global, destruição da camada de ozônio, eras glaciais, etc.
Criados pelo homem: Usina nuclear, usina termoelétrica, geladeira, ar condicionado, máquina a vapor, caldeira, motor a explosão, etc.
4-) Agora use os elementos de sua lista para preencher a tabela a seguir.
A Física Térmica no dia-a-dia.

Antes de falarmos da diferença entre Calor (processo) e Temperatura (Grandeza relacionada ao movimento da matéria), será feita a seguinte experiência, segue o modelo do relatório:

Temperatura e Calor

Objetivo: Verificar que nosso sentido térmico é mais eficaz em captar o calor que ganha ou perde em relação as coisas do que suas temperaturas reais.

Material: Três vasilhas, água na temperatura ambiente, água quente e água com gelo. Além de alguém para realizar a experiência.

Procedimento: Colocar uma das mãos mergulhada na vasilha com água quente e a outra mão na vasilha com água com gelo. Esperar alguns instantes. Em seguida, retirar ambas as mãos ao mesmo tempo das vasilhas e colocá-las juntas sem se tocarem muito uma na outra na vasilha com água na temperatura ambiente. Observar o que ocorre.

Resultados: A mão que está mergulhada na água quente sofrerá um aumento de temperatura, pois está ganhando calor, energia, e quando recebemos calor temos a sensação de quente. A outra mão mergulhada na água com gelo sofrerá uma diminuição da temperatura, pois transferirá calor para a água gelada, com a saída do calor da mão temos a sensação de frio.

Quando colocamos as duas mãos na água com temperatura ambiente sentimos uma inversão nas sensações. A mão que está com menor temperatura, a gelada, nos passa a sensação de quente, e a mão que está com maior temperatura, a quente, nos passa a sensação de frio. Isso ocorre porque quando colocamos a mão gelada na água com temperatura ambiente ela receberá calor dessa água, e sempre que recebemos calor temos a sensação de quente. A outra mão, que está com maior temperatura, ao ser colocada na água ambiente cede calor para essa água, e sempre que doamos calor temos a sensação de frio.

Conclusão: Podemos concluir que nosso corpo não consegue sentir a temperatura das coisas e sim apenas a transferência de energia térmica, o calor. E sempre que o calor é transferido de nosso corpo ao ambiente temos a sensação de frio, e quando ocorre o contrário, o calor é transferido do ambiente para nosso corpo, temos a sensação de quente.

Posando para as fotos temos o João e a Giani, alunos do 2º C no Nely.

29 comentários:

  1. tah de parabens prof. tirou todas minhas duvidas e me deu uma otima ajuda brigadao...^^

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  2. Parabéns professor!!!
    Sanou todas as minhas dúvidas.
    Muitoooooooooooo obrigado.

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  3. obrigado por ter tirado minhas duvida de um trabalho que eu ia fazer

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  4. Professor você está de parabéns, estou lendo tudo e tirando as minhas dúvidas antes de iniciar o conteúdo com os meus alunos.Obrigado por tudo e continue por favor colocando as aulas no site.

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  5. ufaaaaaaaaaa.............


    valew..........
    salva pelo prof bigode

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  6. parabéns prof,tirou todas as minhas dúvidas!

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  7. muito bom adorei...=]

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  8. nussa prof que mara mais a careta que fiz fiko fera né kkkkkk a gi to morrrendo de saudades dela bjos

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  9. Genial, PARABÉNS!!!!!!!!!!

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  10. Valeo Prof° ♥ Consegui acompanhar a matéria agora...;)

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  11. Professor, adorei sua aula...nota mil

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  12. ele é d+++ agora as apostilas tão tds iguais kk
    amei o blog prof°

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  13. voltei a estudar apos 18 anos,e estou mais que feliz em achar quem verdadeiramente pode me ajudar,que fardo caiu de minhas costas agora,obrigada professor!!!!Erica,Sao Paulo.

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  14. muito obrigado pelas respostas.. me ajudou muito.. bjussssss paty

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  15. m ajudou e mto ta td na mao rsrsrssr

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  16. 0o0oh prof vc me ajudouuuuu mtoo obrigadaooo valeu ai vo tira 10 no primeiro trabalho de fisica tu e 10o0 valeu ai!!!frmzinha!!!(L)*_*

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  17. oh prof vc tah de parabéns me ajundo muito nesta mateira bjs fica com deus muiuto obrigado...

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  18. obrigadoo me ajudou muitooo..valeuuu

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  19. cara se e bom mesmo já estamos em 2011 e vc publicou isso em 2009 e na apostila do aluno em as mesmas perguntas do 2° medio

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  20. Obrigado!acabou de me ajudar em uma questão do meu trabalho.

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  21. Vlw prof ...
    Adoreii ,mi ajudou muitoO

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  22. Adoreiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

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  23. Foi extremamente útil esta postagem! Muito Obrigado! Aprendi legal! rsrs

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  24. me ajudou muito,obrigado!!!!!!

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  25. Me judou bastantE.
    OBRIGADO!!!

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