domingo, 8 de março de 2009

Aula - Identificando as Variáveis Relevantes

Situação de Aprendizagem 2 da disciplina de física para a primeira série do Ensino Médio.

Identificando as variáveis relevantes de um movimento

Competências e Habilidades: utilizar modelo explicativo de movimento para compreender os movimentos de translação; utilizar terminologia científica adequada para descrever situações cotidianas; analisar e prever fenômenos ou resultados de experimentos científicos organizando e sistematizando informações dadas.

1. Desenhe pelo menos cinco diferentes placas de sinalização de rodovias ou de vias urbanas. Aponte quais indicam distância e quais indicam tempo.

Alguns exemplos de placas indicando velocidade e distância. (As placas que indicam tempo geralmente são outdoors avisando o tempo de chegada até shoppings, postos, restaurantes, etc.)

2. O que significam as placas que indicam distâncias, por exemplo: lombada a 300 metros, restaurante a 3 quilômetros, próxima cidade a 22 quilômetros etc.? A lombada, o restaurante ou a cidade estão longe ou perto?

Essas placas significam a distância que há da placa até o local indicado. O fato dos locais estarem longe ou perto vai depender com o que você está comparando (lembrando que longe e perto são advérbios), e da velocidade que você está em seu veículo ao avistar a placa. Por exemplo, 22 km é perto se comparamos com uma cidade a 420 km de distância, mas é longe se comparo com uma lombada a 300 metros. A mesma lombada pode estar próxima se estou com velocidade de 40 km/h, ou distante se estou com uma velocidade de 5 km/h.

3. O que significam as placas que indicam tempo, por exemplo: posto a 5 minutos, restaurante a 15 minutos etc.?

Significa que este é o tempo que você pode levar para chegar até o local a partir do momento em que você avistou a placa.

4. Será que você realmente chega a essas localidades no tempo indicado?

Apenas se você estiver na velocidade máxima permitida da pista. Já que este tempo é calculado levando-se em conta o limite de velocidade. E se você não tiver nenhum imprevisto ou impecilho durante o trajeto.

5. Você pode demorar um tempo menor que esse?

Pode. Mas para isso deverá trafegar a uma velocidade superior a velocidade máxima permitida.

6. O que significam as placas que indicam limite de velocidade?

Significam que o veículo não deve ultrapassar daquele limite de velocidade para que possa trafegar com maior segurança.

7. Por que a velocidade dos veículos é expressa em unidade de distância dividida por unidade de tempo, como km/h ou m/s ou cm/s?

Porque a velocidade de um veículo significa a distância que o mesmo percorre em um certo tempo. Logo para calculá-la devemos dividir a distância percorrida pelo tempo que levamos para percorrê-la.

Antes de resolver o exercício 8. desta situação de aprendizagem é necessário relembrar algumas coisas:

Velocidade Média = É a variação do espaço percorrido em média por unidade de tempo. Ou a variação do tempo que você levou para percorrer (uma distância) de um ponto a outro.

Com relação as unidades de velocidade: 1 m/s equivale a 3,6 km/h.

E para transformar a velocidade de um corpo de km/h para m/s devemos dividir por 3,6.

E para transformar a velocidade de m/s para km/h devemos multiplicar por 3,6.

Com relação as unidades de tempo: 1 hora tem 60 minutos. Logo:

Para transformar um valor de horas em minutos devemos multiplicar por 60.

Para transformar um valor de minutos em horas devemos dividir por 60.

17 comentários:

  1. obrigado mais uma vez por ter me ajudado


    Adrielly !

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado você me salvou eu já tava ficando doida valeu /*

    ResponderExcluir
  3. caramba isso me ajudou muito eu ate titri um dez no trabalho.........

    cara vx merece um 10.................
    obrigadu!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Adoreii conceguii pegar todas as respostas obg
    *--*

    ResponderExcluir
  5. Nossa vlw isso me ajudou muito

    Seu blog é nota 10 :)

    ResponderExcluir
  6. Adorei mesmo as respostas
    estava me matando já
    brigadão mesmo heim...

    ResponderExcluir
  7. sua resposta sao as q eu eu esta procurando muito obrigado muito boas as respostas

    ResponderExcluir
  8. Goste te mais vc é nota dez parabéns amore

    ResponderExcluir
  9. aline // amenaíde braga3 de maio de 2011 às 14:41

    valeu, vc é de mais!!!!
    eu vou tirar um 10...

    ResponderExcluir
  10. muito obrigado, como eu estou começando aogra precisava muito dessas respostas vlw...;D

    ResponderExcluir
  11. Muitooo obrigado pois me ajudou bastante!!
    Brenda!

    ResponderExcluir
  12. myitoooo obrigadoooo me ajudou muitooo que Deus ilumine seus caminhos

    ResponderExcluir
  13. as respostas estão todas corretas em valeu

    ResponderExcluir
  14. Site abençoado huehuehue me ajudou muito vlw < 3

    ResponderExcluir